Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara Municipal de Apodi / Notícias / Tribuna Popular: Coordenadora esclarece situação do Bolsa Família e o Cadastro Único

por Jânio Duarte publicado 15/06/2023 12h54, última modificação 15/06/2023 12h54
Rosalina Silveira mostrou através de números a atual situação do programa.

Sessão ordinária. (Foto: Cleginaldo Pereira)

Em pronunciamento no projeto Tribuna Popular, nesta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Apodi, a coordenadora Rosalina Silveira do Bolsa Família, em Apodi, fez uma breve apresentação do programa Bolsa Família e o Cadastro Único.

“Atualmente estão cadastradas no Cadastro Único 13.787 famílias, sendo que 10.907 famílias estão atualizadas nos últimos 2 anos e 7.656 famílias recebendo o Auxílio Brasil”, disse a coordenadora. “Hoje enfrentamos a transição do Auxílio Brasil para novo Bolsa Família e uma inconsistência no sistema devido a integração determinada pelo Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal e CNIS”, explicou.

A coordenadora disse ainda que “realizamos visitas constante todos os dias, e contamos com uma equipe de três assistentes sociais para realizar a averiguação do cadastros unipessoal conforme as novas orientações do Procad - Programa Emergencial de Averiguação Unipessoal de Cad único, que foi divido em duas linhas de trabalho averiguação unipessoal e busca ativa das famílias que mais precisam e dos grupos tradicionais e específicos. Os sistemas tem previsão de retorno a partir do dia 26 de junho conforme decretos do Ministério da Cidadania”, finalizou.

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. O Governo Federal relançou o programa com mais proteção às famílias, com um modelo de benefício que considera o tamanho e as características familiares, aquelas com três ou mais pessoas passarão a receber mais do que uma pessoa que vive sozinha.