Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara Municipal de Apodi / Notícias / Resumo da sessão ordinária nesta quinta-feira (30/03/23)

Resumo da sessão ordinária nesta quinta-feira (30/03/23)

por Jânio Duarte publicado 30/03/2023 15h40, última modificação 03/04/2023 08h50
A Câmara Municipal de Apodi realizou na manhã desta quinta-feira (30/03/23), a 323ª sessão ordinária da 17 ª legislatura no plenário Bevenuto José de Paiva.
Resumo da sessão ordinária nesta quinta-feira (30/03/23)

Sessão ordinária nesta quinta, 30. Foto: Carlos Júnior

Laete Oliveira – Destaco a importância da educação em todo município, é preciso que as pessoas participem deste processo, participando dos debates, dos conselhos de educação, as condições de trabalho, da merenda escolar, é bem verdade que nós precisamos melhorar bastante ainda em termos de educação. Esta casa vai aprovar a construção da Escola Modelo na Santa Rosa, assim como a reforma da Creche Sonho da Criança. A valorização dos professores é uma marca desse governo, da qual faço parte, juntamente com o Sintrapma, esta casa tem apoiado sempre essas lutas. Reforço a luta do nosso mandato na região do Góis.

Ângelo de Dagmar – Estive no Hospital Regional de Apodi acompanhado do deputado estadual Neilton Diógenes, aproveito para parabenizar e desejar boa sorte a nova diretora enfermeira Raquel Gurgel, espero que o deputado ao lado do deputado de Dr. Bernardo para que consiga avançar nas melhorias, visto que a situação não se encontra muito boa. Quando se fala em licitação ou até mesmo conclusão, espera-se do prefeito que cancele com essas empresas porque estamos sendo prejudicados. Em relação ao prazo que a Caern deu sobre o início dos 28% peço que a presidência entre em contato com a direção para saber se vai iniciar as obras.

Andreazo Alves – O que me traz a tribuna hoje, me dar orgulho de morar na região do Vale, gosto de estar no sítio ouvindo as pessoas. Rapé fica na divisa de Umarizal, a moradora mora próximo a UBD do Arção e está ilhada. Reforço a cobrança ao poder executivo para fazer um estudo naquela região. Os problemas são muito e quando chega o inverno as comunidades ficam ilhadas. Destaco a importância da construção da UBS do Caic com emenda do deputado federal João Maia.

Júnior Carlos – O que me traz a tribuna hoje para falar dois pontos, porque somos cobrado todos os dias, entra ano e sai ano e as cobranças continuam. A primeira é sobre as estradas vicinais, realmente não tem como fazer estradas neste período de inverno, sabemos das estruturas da secretaria de Obras e da de Urbanismo. O outro ponto é questão da limpeza pública, sabemos do emprenho do secretário Paulo, mas o que agente ver é a falta de estrutura de máquinas e humana. Cobro do executivo novos carros coletores de lixo.

Carlinhos de Dandão – O que me traz a tribuna hoje é alguns assuntos que recebi da população, em especial da Soledade e da região da Chapada, os moradores me cobraram da limpeza na áreas preservadas, áreas turísticas. Outro pauta que trago é a questão do gatos de rua, temos fortalecer essa discussão para se chegar a uma solução para esta problemática que está sendo recorrente, inclusive no último dia 23 foi realizado um protesto em favor da causa animal.

Adailton Targino – Ontem fiquei feliz com um passo importante no avanço do turismo local, algo que deveria ter acontecido há muito tempo, a secretaria de turismo, em parceria com a secretaria de estado de turismo, e o Programa de Desenvolvimento Local - DEL Turismo, prefeitura e câmara realizou o cadastramento a todos envolvidos com o turismo. Vários segmentos participaram e esse evento visa fortalecer todos esses profissionais do setor. Destaco o projeto para o acesso para cadeirantes, turismo pedagógico, para ampliar e fortalecer o nosso turismo.

Gilvan Alves -  Quero aqui trazer uma mini prestação de contas do mandato do vereador Gilvan Alves, trago aqui as execuções do mês de dezembro de até o mês de março. É bom frisar que tem muita coisa feita e precisa publicizar para trazer verdade, sobre o cemitério conversei com o prefeito Alan e me falou que a empresa continua no prazo para esta primeira etapa. Estivermos na inauguração da escola do modelo no vale, das pontes, parcerias no calçamento na região da Areia, na quadra de esportes de Santa Cruz, dentre outras.

Railton Diógenes – Destaco a importância de dois projetos que estão na pauta para serem votados. O primeiro é o Projeto de Lei n° 348/2023 do ginásio de distrito de Córrego, obra que infelizmente está paralisada aguardando uma medição no valor de R$ 111 mil, espero que a próxima Facuc seja realizada já na quadra. Já a quadra da Escola Municipal Lourdes Mota infelizmente não foi destravada devido a burocracia. Sobre a limpeza urbana está sendo feita duas vezes por semana em cada bairro, seguindo um cronograma, portanto a coleta não está paralisada, o carro coletor passa duas vezes por semana em cada bairro.

Ednarte Silveira – O debate está sendo muito proveitoso, são estas demandas, esses debates é com que fazemos que seja resolvido, nossos somos representantes do povo, por isso, estamos trabalhando neste sentido para resolver as problemáticas. É de grande importância debatermos as demandas do nosso município, mas com respeito e dignidade. Agradeço a Neném de seu Pedro Enéas, a reposição das lâmpadas no distrito de Melancias.

Charton Rêgo – Encaminho uma votação de Moção de Aplausos e Congratulações ao Centro de Saúde Dr. José Pinto, através da diretora Ítala Sena. O centro de saúde alcança 400 atendimentos mês, mensalmente são processados 3 mil exames no laboratório, 1000 pessoas são atendidas na farmácia básica, dentre outros. Também peço aos colegas a aprovação da Moção de Aplausos e Congratulações aos autores do livro didático Apodi Cidade da Gente. Projeto de Lei n° 023.2021.