Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara Municipal de Apodi / Notícias / Resumo da sessão ordinária nesta quarta-feira (22)

Resumo da sessão ordinária nesta quarta-feira (22)

por Jânio Duarte publicado 22/03/2023 15h00, última modificação 22/03/2023 15h00
Resumo da sessão ordinária nesta quarta-feira (22)

Sessão ordinária. Foto: Carlos Júnior

A Câmara Municipal de Apodi realizou na manhã desta quarta-feira (22), a 322ª sessão ordinária da 17 ª legislatura no plenário Bevenuto José de Paiva.

Carlinhos de Dandão – Estive no sábado passado lá na Laje do Meio e pude constatar, in loco, fiz uma indicação para reposição de lâmpadas, cobrando do poder público e da secretaria responsável, em nome dos moradores. Convido para logo mais ás 16h30min a inauguração do calçamento da rua do ginásio de esporte do distrito de Soledade, obra essa com recursos de uma emenda do ex-deputado Rafael Motta (PSB), com contrapartida do mandato do gabinete do vereador Carlinhos de Dandão.

Adailton Targino – Parabenizo o vereador Ednarte pela destinação da emenda que garantiu a pavimentação lá no distrito de Melancias. Os parlamentares estão entendendo a importância desta rodovia Transchapadão, as lutas são constantes neste sentido. Debatemos sobre a melhoria nesta questão do turismo, para fortalecer o Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo. Incentivar o comércio, a indústria a agricultura, o turismo, dentre outras atividades. O município está implantando e desenvolvendo o Desenvolvimento Econômico Local - DEL Turismo, justamente para fortalecer o desenvolvimento do turismo.

Ângelo de Dagmar – Ontem estive acompanhando alguns vereadores, na entrega da pavimentação no distrito de Melancias, melhorando assim às margens da BR 405, parabenizo a gestão e o vereador Ednarte Silveira, reforçando que o parlamentar vai dar continuidade neste importante trabalho. Fiz um apelo ao secretário de Obras para recuperação das estradas que liga Agrícola até o assentamento Portal da Chapada, pelo menos nos pontos mais altos. ‘Estou contando os dias desde a última audiência com diretores da Caern sobre o nosso saneamento básico.

Filipe Gustavo – Registrar aqui a sessão solene que a câmara realizou em homenagem ao Capítulo Príncipe Vale do Apodi sobre os 34 anos de instalação aqui em Apodi. Assim como também os 16 anos das Filhas de Jó. Registro aqui que o dia 21 de Março, foi o dia de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários dos portadores de Down na sociedade, que possamos trabalhar mais essa causa.

Laete Oliveira – Essa casa é feita de pessoas que podem falhar, cada ser humano pode errar e essa casa tem que aprender a conviver com essa diferença, aqui estão representantes de todos os segmentos da sociedade. O crescimento desordenado da nossa cidade a culpa é nossa, sobre o problema no abatedouro estourou agora, mas são problemas recorrentes que vem se arrastando.

Railton Diógenes – Realizamos algumas visitas, e em especial a creche do Caic, e fiz uma indicação para reforma naquela creche, Projeto de Lei N° 341/2023, no valor de R$ 900 mil reais de recursos próprios. Assim como a escola da região da Pedra no valor de R$ 1.200,00. Importante essa parceria entre vereadores, destaco que consegui mais parceiros vereadores para a estrada que liga a Avenida Moésio Holanda ao distrito de Córrego.

Ednarte Silveira – Peço aos vereadores equiíbrio para que as coisas sejam bem claras, nós estamos sendo filmado, temos que manter a postura e a responsabilidade que assumimos. Agradecer a todos que compareceram no evento de ontem no distrito de Melancias, uma satisfação em conduzir nosso mandato ao lado de pessoas que querem construir uma Apodi cada vez melhor, junto num só objetivo e fazer com que a sociedade seja assistida, agradeço o prefeito Alan por mais essa importante obra.

Gilvan Alves – Externo minha alegria de estarmos realizando essa sessão hoje, devido a festa de Emancipação Política que realizará amanhã, importante que esta semana tivemos algumas homenagens, dentre ela a comemoração de 34 anos do Capítulo Príncipe Vale do Apodi e amanhã estaremos entregando títulos de cidadãos. A população está convidada para a festa de emancipação política amanhã. Quando não existe o calçamento a cobrança vem, mas quando chega devemos parabenizar. Parabéns aos distritos de Soledade e de Melancias. Registro também as boas ações que são as pontes construídas na zona rural.

Charton Rêgo – Trouxe aqui uma representante da causa animal, animais de ruas abandonadas na rua só tem uma saída que é a castração. Vereadores destinaram emendas para essa causa, o município está autorizado para contratar veterinários para se fazer a castração. Se o executivo entrar com uma partida aumentaríamos significamente, se cada colega vereador destinar R$ 10 mil reais teríamos R$ 130 mil reais para esta causa.

Alexandre Bevenuto – Sobre a questão do transporte público dos alunos que estiveram ontem aqui na casa do povo, uma luta estudantil, desde que assumi o mandato os estudantes tem me procurado para resolver essa problemática, as prefeituras circunvizinhas realizam esse trabalho de levar os alunos até a escola, menos a prefeitura de Apodi. O valor de R$ 100 reais por aluno para mais de 300 alunos. Acredito que o nosso prefeito se solidarize com os alunos do IFRN, acarretando a diminuição de alunos devido não terem condições de arcar com este custo. Sobre o descarte sobre o material que tem colocado nas estradas, parabenizo Apodi pelos 188 anos de emancipação política.

Resumo: Jânio Duarte

Foto: Carlos Júnior