Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara Municipal de Apodi / Notícias / Resumo da sessão ordinária nessa quinta-feira (20/04/23)

Resumo da sessão ordinária nessa quinta-feira (20/04/23)

por Jânio Duarte publicado 24/04/2023 08h10, última modificação 24/04/2023 08h10
A Câmara Municipal de Apodi realizou na manhã desta quinta-feira (20/04/23), a 326ª sessão ordinária da 17 ª legislatura no plenário Bevenuto José de Paiva.
Resumo da sessão ordinária nessa quinta-feira (20/04/23)

Sessão ordinária (20.04.23). Foto: Cleginaldo Pereira

*Gilberto Olinto* (tribuna popular) – Fez um apelo a classe política pela reabertura do abatedouro público municipal, durante 10 minutos na tribuna popular.

*Júnior Souza* – Salientou que o executivo viabilizará alternativas com toda equipe técnica e engenheiros para retornar os trabalhos do abatedouro público municipal e hoje à tarde haverá uma reunião entre legislativo, executivo e equipe técnica.

*Laete Oliveira* – O estado tem o dever de efetivar todos os direitos dos cidadãos, Gilberto Olinto veio aqui fazer esse apelo, cobrando da classe política e parabenizo o mesmo por tal iniciativa, e que os outros cidadão possam fazer o mesmo e parabenizo também o presidente por abrir o espaço a sociedade. Também destaco que estive participando de uma reunião juntamente com agricultores e agricultoras, a criação do núcleo do fomento mulher. A agricultura familiar em nosso município é muito forte, vários assentamentos foram contemplados com o fomento mulher.

*Railton Diógenes* – Na última terça-feira (18), debatemos bastante a problemática do abatedouro público, conversamos com o senhor Aluísio Nunes que veio para realizar uma visita técnica, assim como também o Sebrae está fazendo sua parte, e se tudo der certo em 90 dias estaremos com nosso abatedouro estará com suas atividades restabelecidas. Sobre o meio ambiente queria cobrar as pessoas que tem área de proteção, que se cobra do município que tenha zelo, limpeza, e a população também tem fazer sua parte em relação a esta questão.

*Gilvan Alves* – Ontem estive na CDL na posse do Conselho Municipal de Turismo, momento importante para discutir o projeto DEL – políticas importantes estão sendo debatidas e discutidas, nós temos todas as características para aquecer nossa economia com o fortalecimento do turismo, precisamos incentivar essa cadeia do turismo. O Centro de Saúde hoje é impecável, tudo ocorre dentro do programado, tinha uma fila lá esta semana, que eu disse que não teria tempo apara atender e quando deu 17h todos já haviam sido atendido, assim como o centro de saúde hoje, também pode se fazer esse trabalho de organização lá no abatedouro público. Hoje teremos a reunião sobre a drenagem da Baixa do Caic com vereadores, executivo e equipe técnica.

*Ednarte Silveira* – Hoje trago um Projeto de Lei que dispõe sobre o serviço de coleta de exames na UBS da zona rural, com esse PL toda zona rural terá esse serviço de exame de coleta laboratoriais, com isso vamos organizar todo um cronograma, para que a população não tenha que vir até a cidade. Temos que dar dignidade e respeito a população, os poderes tem que tá alinhado para resolver essas questões, mais um avanço na área da saúde do município. Vamos continuar fiscalizando, para ver se os trabalhos da saúde estão trabalhando de forma que atenda às necessidades da população.

*Alexandre Bevenuto* – Trago uma importante notícia sobre a votação do Projeto de Lei que viabiliza o pagamento do piso da enfermagem, notícia extraordinária, haja vista, que era uma luta antiga da categoria. Queria propor uma indicação mesmo verbal e queria o apoio dos nobres colegas, a gente tem votado e aprovado matérias sobre pavimentação por paralelepípedo e asfalto, como estamos tratando de saúde, conversando com a diretora do hospital Raquel solicito a pavimentação asfáltica da rua que dá acesso ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho – HRHMM.

*Adailton Targino* – Nós enviamos a presidência da ALRN sobre uma reivindicação sobre o aumento do policiamento em Apodi, outra reivindicação é sobre um estudo de viabilidade em relação ao saneamento básico, outra pauta que o gabinete do vereador solicitou uma nova viatura para reforçar a segurança pública de nosso município. Trago também assunto importantíssimo sobre emendas impositivas do nosso mandato. Destaco a importância do trabalho do DEL Turismo.