Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara Municipal de Apodi / Notícias / Escola do Legislativo promoveu na noite dessa 4ª-feira, palestra sobre comunicação assertiva

por Jânio Duarte publicado 28/09/2023 11h06, última modificação 28/09/2023 11h06
A Palestra teve como objetivo potencializar sua forma de se comunicar

Palestra Comunicação Assertiva com a professora e jornalista Iêda Silva. (Foto: Jânio Duarte/CMA)

A Câmara Municipal de Apodi, por meio da Escola do Legislativo realizou na noite dessa quarta-feira (27), palestra sobre a Comunicação Assertiva com a professora e jornalista Iêda Silva. A Palestra teve como objetivo potencializar sua forma de se comunicar.

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar o necessário de forma eficaz. Em outras palavras, é se fazer ser bem e completamente compreendido, sendo objetivo, claro e coerente. Muitas pessoas confundem assertividade com agressividade ou insensibilidade”, explicou Iêda. “Logo, o objetivo desta comunicação é permitir que você consiga se fazer entender pelos demais, ou seja, que sua mensagem seja entregue da maneira como imaginou que ela chegaria aos outros”, acrescentou.

A palestrante ressaltou, que ser um bom comunicador não significa apenas ter a habilidade de um grande orador, é necessário ter assertividade na hora de expor as ideias. Ficar atento à linguagem corporal é extremamente importante, pois a comunicação também é formada pelo uso do corpo. “Transmitimos mensagens e sinais o tempo todo durante uma conversa, nossos olhos e gestos também comunicam. Agir com naturalidade gera empatia no outro e quebra ruídos”, explica.

Iêda ressaltou ainda os três principais pilares de uma boa comunicação: reconhecimento do receptor, escuta ativa e boa dicção e o uso correto do português. “Para se comunicar, você precisa saber o que comunicar, como e o que você vai comunicar. Quem é esse receptor? São familiares, amigos, colegas de trabalho, gestores? Saber quem vai escutar a mensagem é importante para gerenciar a comunicação no geral. Uma vez que sei a quem vou falar, eu sei que tom de voz usar, quais palavras dizer, como fazer a abordagem, dentre outros.”

Comunicação assertiva, portanto, é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente. Tudo de maneira direta, mas respeitosa, sem deixar de lado as emoções de quem escuta. Isso inclui mesmo conversas que podem parecer difíceis, como pedir ou negar um favor.

Por Jânio Duarte