Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara Municipal de Apodi / Notícias / Câmara faz sessão solene em homenagem à Ordem DeMolay

Câmara faz sessão solene em homenagem à Ordem DeMolay

por Jânio Duarte publicado 20/03/2023 08h05, última modificação 20/03/2023 08h05
Câmara faz sessão solene em homenagem à Ordem DeMolay

Sessão solene homenageia o Capítulo Príncipe Vale do Apodi. Foto: Jânio Duarte

O Plenário da Câmara Municipal de Apodi homenageou nessa sexta-feira (17) a Ordem DeMolay, que é um grupo patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1987 e que tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos de idade. A instituição chegou ao Brasil em 1980, por meio do maçom Alberto Mansur, e possui cerca de 100 mil integrantes no Brasil.

A Lei 12.208/10, que instituiu no calendário nacional o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, o que, para Júnior Souza, demonstra a importância da ordem não somente para Apodi, assim como para o Brasil. “A ordem cumpre um relevante papel, que é a formação de jovens motivados pelos valores da honestidade, lealdade e do amor fraterno”, declarou.

O vereador Gilvan Alves (Solidariedade), integrante da ordem, relembrou sua trajetória política e na maçonaria. “Tenho certeza que grande parte da minha liderança, da forma de me expressar e da forma de conviver com a sociedade eu devo à Ordem DeMolay”, salientou. "7 jovens saíram de Apodi para Martins para iniciarem na Ordem DeMolay", acrescentou emocionado.

Também integrante DeMolay, Francisco Flávio de Carvalho que atualmente preside o Conselho Consultivo do Capítulo Príncipe Vale do Apodi, explicou que os jovens que fazem parte da ordem recebem treinamento de liderança e são encorajados a assumir cargos públicos ou de liderança. Ele disse que um dos maiores diferenciais da instituição é justamente o início dos treinamentos desde os 12 anos de idade. "Destaco ainda que a instituição está presente em 13 países e não tem fins lucrativos, mas caráter filantrópico e filosófico". O Presidente do Conselho Consultivo salientou que a homenagem é merecida, especialmente pelas ações que a Ordem DeMolay desenvolve em favor dos jovens.

“Estima-se que a ordem já tenha contribuído para a formação de mais de 3 milhões de jovens, sob o lema: educando-se os jovens estaremos nos eximindo de ter que castigar os adultos”, disse Flávio Carvalho.