Câmara aprova PL de Incentivo Financeiro Adicional aos agentes de saúde

por Jânio Duarte publicado 18/06/2025 11h55, última modificação 18/06/2025 12h24
A parcela adicional do Componente de Qualidade é um incentivo pago ao final de cada ciclo anual, com o objetivo de valorizar os profissionais das equipes de APS.
Câmara aprova PL de Incentivo Financeiro Adicional aos agentes de saúde

Câmara aprova PL de Incentivo Financeiro Adicional aos agentes de saúde e de endemias. Foto: Camily

Foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária do dia 18 de junho, o projeto de lei N° 63/2025, que autoriza o Poder Executivo a repassar aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o Incentivo Financeiro Adicional – IFA.

De iniciativa do poder Executivo, o projeto visa reconhecer e estimular os profissionais que trabalham nos programas estratégicos da Política Nacional de Atenção Básica e fortalecimento de políticas afetadas à atuação de agentes comunitários de saúde.

O recurso do IFA é oriundo do Governo Federal, enviado anualmente pelo Ministério da Saúde. O projeto, aprovado por unanimidade, autoriza o pagamento de forma anual e individual com valor estabelecido a partir do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde o incentivo adicional representa uma décima terceira parcela a ser paga para o agente comunitário. A norma estabelece também que aqueles que estão em desvio de função, afastados ou licenciados não terão direito ao benefício.

De acordo com o Presidente Filipe Gustavo, essa matéria é importante para a valorização desses profissionais, que desempenham papel fundamental na promoção e bem-estar da população. “Tanto os agentes de saúde quanto os de endemia merecem ser reconhecidos por seu esforço e dedicação. Eles trabalham pelo bem-estar de toda a população, seja no sol ou na chuva, principalmente em favor daquelas pessoas em comunidades mais carentes”.

Agora o projeto de lei segue para a sanção do Executivo.